Tem gente que dita uma regra, tem gente que dita outra...
A gente sabe que, se formos conscientes e consistentes, podemos a cada post aprender sobre o (1) nosso público, (2) nosso produto/serviço, (3) nosso próprio conteúdo e ainda sobre nosso (4) tempo de produção de conteúdo.
E é o TEMPO DE PRODUÇÃO que é a chave dessa resposta.
Vou dar um exemplo:
Maria é nutricionista e posta 2x por semana nas redes sociais.
Laura é personal trainer e posta 5x por semana nas redes sociais.
Vamos supor que ambas decidiram investir 2h por dia para cuidar da sua marca online.
Maria consegue fazer os seus 2 posts em 4h, então na semana sobram pra ela 6h para investir em aprender novas ferramentas, aparecer nos stories com conteúdo diferente, ler coisas novas para sua criatividade ou até investir em posts para outras redes sociais.
Já Laura consegue fazer seus 5 posts em 8h, sobrando apenas 2h para investir em formatos novos de conteúdo, pesquisa de tendências ou estudo de novas ferramentas.
Isso significa que Laura está errada? Não.
Isso significa que Maria está certa? Não.
Isso significa que a única regra que você deve seguir é aquela que faz sentido pra você.
Ou seja, aquela regra que condiz com a estratégia que você vai aplicar na sua comunicação (baseado nas suas metas e objetivos para o semestre/ano).
O segredo da consistência é a consciência.
É por isso que retomo as duas palavrinhas que citei lá em cima: consistência e consciência.
É preciso ter consistência para se dar bem nas Redes Sociais, com certeza. Com o mundo acelerado que temos, é legal você se fazer presente na memória das pessoas falando sobre seu trabalho. Só que não pense que precisa se maltratar para manter essa consistência só porque alguém disse que é "certo".
Pense com carinho, pois o tempo que você investe na produção de conteúdo ainda é o SEU tempo. Então, quando for planejar quanto tempo você vai investir na produção de conteúdo, faça isso de forma CONSCIENTE.
Antes de se comprometer a postar "todos os dias" nas redes sociais, dê uma olhada na sua agenda. Veja se você tem tempo livre para conseguir se dedicar a esses posts. Se você não tiver esse tempo e for pegar para fazê-los depois do horário de trabalho, então pese as consequências de perder seu tempo de descanso, tempo com a família ou de autocuidado.
Veja bem, não estou falando para não fazer.
Estou apenas pedindo para que você crie regras para a produção de conteúdo de forma consciente e assim entregue conteúdo de qualidade para sua comunidade.
Não adianta nada fazer tudo com pressa e não entregar algo de valor, que vá minimamente fazer sentido para quem te segue. Tampouco valerá a pena a longo prazo apenas entregar conteúdo sem estratégia, pois aí o tal "marketing de conteúdo" não estará fazendo sentido - você pode muito bem investir o mesmo tempo pegando novos clientes que pelo menos terá retorno financeiro mais rápido.
Portanto, da próxima vez que for pensar na sua produção de conteúdo, crie suas próprias regras. Vai por mim, é a melhor escolha. 😉
Comments